A Pioneira Farmácia

Exsynutriment®

EXSYNUTRIMENT®Oral

Nome Químico: Ácido Ortosilícico Estabilizado em Colágeno Marinho Hidrolisado ou

Silício Orgânico Hidrossolúvel.

 Exsynutriment® é uma molécula original patenteada pela Exsymol, empresa de biotecnologia sediada em Mônaco. Molécula estável, orgânica e hidrossolúvel possui características fundamentais para compostos bioativos.

Com estrutura molecular baseada em ácido ortosilícico estabilizado em colágeno marinho hidrolisado,

Exsynutriment® é altamente biodisponível para uso oral.

Evidências Clínicas e Laboratoriais  do  Impacto  do  Exsynutriment®  na  Qualidade  dos  Cabelos Na primeira semana de agosto de 2011, a Fundação da Pele Saudável participou do Summer Meeting da Acade- mia Americana de Dermatologia, apresentando o trabalho “Suplementação Oral de Silício e seu Impacto na Qualidade dos Cabelos”, que foi realizado no laboratório de Farmacologia da USP, sob a orientação da Dra. Maria Valéria Robles Velasco.

Foi abordado o impacto da suplementação do silício na qualidade dos cabelos e, como fica evidente nos dados apresentados, tanto a avaliação das próprias pacientes quanto os resultados laboratoriais objetivos evidenciaram o benefício dessa suplementação.

A seguir, detalhamento de alguns aspectos desse trabalho, realizado pelos doutores Ricardo Villa, Valcinir Bedin, Bruna Bombonatti, Letícia Sabo Muller e Luciana Nakanishi.

A Justificativa Científica para o Trabalho

O substrato teórico para suplementação com Silício Orgânico provém de informações já bem consolidadas, como por exemplo: efeito lifting oral, fortalecimento de unhas e cabelos, aumento da síntese de colágeno e elastina, manutenção da elasticidade das paredes dos vasos e aumento da fixação de cálcio no tecido ósseo. Também é sabido que os níveis de silício decaem progressivamente com o envelhecimento após os 30 anos, devendo assim ser reposto.

Com o propósito de se realizar suplementação, devemos lembrar que a absorção é consideravelmente maior sob a forma de silanol (Silício Orgânico conjugado ao colágeno marinho), de natureza hidrossolúvel, não genotóxico e seguro. Vale lembrar que, ao repor o silício, é possível dosar a sua concentração no plasma sanguíneo, estando os valores de normalidade entre 5 a 20 micromols.

Concentração do Silício nos Diferentes Tecidos

Por outro lado, se a dosagem do silício nos tecidos não é viável na prática clínica, resultados de pesquisas, demonstram que o silício é abundante nas estruturas queratinizadas, como cabelos, pele e unhas (conforme tabela ao lado).

As Características do Produto:

Exsynutriment® é um pó, constituído de ácido ortosilícico, estabilizado em hidrolisado de colágeno marinho, sendo prescrito na dose de 5 a 10mg/kg/dia, exibindo grande biodisponibilidade do silício, em contraste com a pobre biodisponibilidade do silício que provém dos alimentos.

O Estudo:

A análise envolveu grupo de 34 mulheres com idades compreendidas entre 17 e 57 anos. As pacientes também responderam a um questionário, de interpretação subjetiva, sobre seus cabelos e foram orientadas a permanecer com sua dieta e atividades habituais, medicações prévias e tratamentos capilares.

Foram analisados os fios de cabelo de uma área equivalente a 1 cm² provenientes da proeminência occipital. O crescimento linear do cabelo foi avaliado mensalmente e, após os três primeiros meses de mensuração (antes da suplementação) foi calculada a média de crescimento mensal a partir dos valores obtidos, e este foi o dado então empregado. Concluído este primeiro trimestre, iniciou-se a administração da dose de 600mg de Exsynutriment®, divididos em duas tomadas diárias, longe das refeições, para sua melhor absorção. Durante 5 meses, foi realizada a suplementação e também foram obtidas as médias de crescimento do período.

Utilizou-se a técnica de espectrofotometria para mensurar a capacidade dos fios de cabelo em preservar proteínas frente a agressões diversas. Foram avaliados os cabelos coletados antes e 5 meses após iniciado o tratamento. Ambas as amostras foram submetidas a um banho de ultrassom, que consiste em técnica validada para mensurar resistência dos fios de cabelo. Nessa abordagem, avalia-se a quantidade de proteína que os cabelos perdem para a água do banho de ultrassom, tornando-a mais “turva” à espectrofotometria. Na interpretação dos resultados, considera-se que quanto mais turva fica a água, menos resistente é o cabelo e não conserva suas proteínas frente às agressões.

Resultados Pós Tratamento – Subjetivo e Objetivo:

  • 83% das pacientes consideraram seus cabelos melhores de uma maneira (Subjetiva)
  • Qualidade do cabelo avaliadas individualmente todas apresentaram melhoria: penteabilidade, maciez, brilho, crescimento e queda. (Subjetiva)
  • Medidas de crescimento linear, em 79,41% das pacientes houve aumento na velocidade durante o tratamento, (tabela 2). (Objetivo)
  • O aumento médio na velocidade de crescimento, pelo seu lado, foi de 37,6%. (Objetivo)

Laboratorialmente, observou-se que aqueles pacientes em que o cabelo cresceu mais rapidamente, também exibiam os cabelos mais resistentes e que menos proteínas perdiam ao banho de ultrassom. No entanto, vale observar que mesmo aqueles pacientes em que o cabelo não cresceu mais rapidamente também exibiram cabelos mais resistentes.

Pele

O Silício Orgânico cimento dérmico da matriz extracelular (MEC).

  • Melhora o aspecto cutâneo;
  • Efeito lifting e antiaging;
  • Hidratação profunda;
  • Firmeza e Sustentação;
  • Ação redensificadora e preenchedora das rugas;
  • Cicatrização.

Ossos e Articulações

O Silício Orgânico atua na prevenção da osteoporose, sendo essencial na síntese e manutenção da integridade das cartilagens, articulações, ligamentos e tendões.

  • Aumenta a densidade mineral óssea;
  • Fundamental para a fixação de cálcio nos ossos;
  • Fortalece o sistema osteomuscular em idosos;
  • Protege as articulações, ligamentos e tendões em atletas.

Vasos

O Silício Orgânico apresenta a capacidade de assegurar a integridade das fibras elásticas e a impermeabilidade da parede arterial à infiltração de lipídios e à depo- sição de cálcio.

  • Maior flexibilidade dos vasos, melhorando o fluxo sanguíneo;
  • Previne o envelhecimento precoce dos vasos;
  • Reduz os níveis de lipídios plasmásticos e aumenta a impermeabilidade da parede arterial à infiltração de lipídios, prevenindo lesões ateroscleróticas.

Conclusão:

Fica demonstrado que o ácido ortosilícico (silanol) exerce papel benéfico nos cabelos, levando tanto a um maior crescimento, como à maior resistência às intempéries do dia-a-dia.